.

domingo, 17 de abril de 2011

Opinião: Criança deve estudar em local tranquilo e não em frente à TV


Pais devem criar o hábito no filho de fazer as tarefas em lugar adequado.
Quem faz lição de qualquer jeito desperdiça tempo em estudo mal feito.
Ana Cássia Maturano Do G1, em São Paulo

Parar e estudar para a prova ou fazer as lições escolares têm sido um ponto de conflito entre pais e filhos. Cientes, pelas suas experiências, da necessidade de se estudar em casa, os pais insistem para que os pequenos façam sua parte e garantam bons resultados.

Nem sempre a experiência de um vale para o outro. E muitos alunos não estudam, confiando em seu aproveitamento durante a aula. Outros fazem o mínimo, cumprindo suas tarefas de qualquer jeito. Parecem não valorizar os estudos e nem levá-los a sério.

Estou pensando naqueles que fazem suas lições em qualquer lugar, sem a tranquilidade necessária, simplesmente para cumprirem uma obrigação. É comum vermos estudantes encolhidos num canto do sofá, com a coluna torta, a TV ligada e fazendo alguma tarefa da escola ou estudando para alguma avaliação.
Diante da reprimenda dos pais, justificam que seu aproveitamento é bom. E, às vezes, é mesmo -tão bom quanto daquela criança que se fecha em seu quarto, senta com uma postura correta em sua escrivaninha, sem nenhuma interferência sonora.

Então o lugar e as condições em que se estuda não importa? Tanto faz? Não é bem assim. Importa e muito. Podemos pensar que cada um é de um jeito, sendo que alguns conseguem estudar e assistir televisão ao mesmo tempo, enquanto outros não e por aí vai. Se para alguns poucos isso pode ser possível, para a maioria não é.

Atenção e concentração
 
Estudar exige muito do indivíduo, principalmente da sua atenção e concentração. Ao iniciar a escola, as lições são tão simples que às vezes são resolvidas durante a aula, ou mesmo rapidamente, diante da TV, quando se chega em casa.

À medida em que os anos avançam, as coisas vão ficando mais complicadas e as lições passam a exigir mais dos alunos, sendo necessário haver uma tranquilidade maior para o aproveitamento do estudo e a real aprendizagem. Porém, muitas vezes essa criança já criou o hábito de cumprir suas obrigações de qualquer jeito.

E aquilo que parece ser um bom resultado, estudando-se de qualquer jeito, é na verdade consequência de horas desnecessárias de estudo mal feito.
Se a mesma criança tivesse sentado e estudado tranquilamente, seu resultado poderia ter sido superior ou até o mesmo, mas num tempo de dedicação menor e com uma qualidade melhor, onde talvez o estudo não ficasse chato e cansativo. Sobraria-lhe tempo para se dedicar integralmente a outras atividades, como ouvir música ou assistir a um programa na TV.

Em outras palavras, quando se pretende fazer duas coisas juntas, provavelmente não se fará bem nenhuma, com um dispêndio desnecessário de energia. Se houver planejamento, pode-se fazer ambas e até sobrar um tempinho para uma outra coisa.

Desde pequenos, devemos ajudar nossos filhos a criarem o hábito de ter um local adequado para realizar suas tarefas escolares: um lugar silencioso, sem agitação, onde haja iluminação adequada e mesa e cadeira que os acomodem, facilitando com que fiquem atentos e concentrados no que estão fazendo.
Além de ensinarmos a eles hábitos saudáveis, como ter uma postura correta, estaremos valorizando o estudo como algo importante, com um espaço real em suas vidas e não algo que se faz de qualquer jeito.
(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário