.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 de Outubro “Dia Mundial de Lavar as Mãos.” Adote essa causa!



Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é  um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 223 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 38 mil comunidades. Segundo dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito. Estamos falando de se evitar 6 mil mortes de crianças.
A Pastoral da Criança em parceria com a marca Lifebuoy, desenvolve desde 2010, ações que incentivam o ato de lavar as mãos. A marca, assim como a Pastoral da Criança, preocupa-se com o desenvolvimento saudável das crianças e utiliza a multiplicação de informações educativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Juntos, foram distribuídos mais de 131 mil sabonetes e 394 mil folhetos explicativos a 116 mil famílias acompanhadas  em 176 municípios dos estados de MA, AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE, RJ, MG, ES,  e SC.
A escolha desses municípios segui ao critério de:
Nordeste: municípios atendidos pelo Pacto para a Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste (regiões com alto índices de mortalidade infantil)
Sudeste: municípios/regiões com altas taxas de internação por diarreia (Relatório Trata Brasil) e altas taxas de mortalidade infantil (DATASUS)
Sul: municípios impactados pelas enchentes no início de 2011 (Defesa Civil de Santa Catarina), altas taxas de mortalidade de crianças de até 5 anos e articulação com a Pastoral da Criança.

 fonte: https://www.pastoraldacrianca.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário